A doença óssea é a condição que traz prejuízo ao esqueleto e faz com que os ossos se tornem frágeis e propensos a fraturas. Idosos, mulheres na menopausa e pessoas que fazem uso de glicocorticóides são o grupo que mais tem a saúde óssea prejudicada devido à influência hormonal no metabolismo ósseo. 

 

No caso dos idosos, com o passar do tempo e o aumento da idade, os ossos vão se tornando mais frágeis devido a mudança do estilo de vida, como falta de exercício físico e má alimentação. Hoje vamos falar sobre as principais doenças ósseas, os sintomas, como prevenir e como tratar.

 

Osteoporose 

 

A osteoporose é uma doença que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros segundo a Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo), porém somente 20% estão cientes que têm a condição.

 

Caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea, a osteoporose aumenta os riscos de fraturas em regiões como coluna, braço, quadril ou fêmur. Na maioria dos casos, trata-se de uma condição relacionada ao envelhecimento e pode não apresentar sintomas. Quando eles aparecem, são:

 

  • Dor na coluna e no pescoço;
  • Formigamento nas pernas;
  • Diminuição de, pelo menos, 2 cm de altura;
  • Deformidade na coluna.

 

O diagnóstico é feito por um médico especialista por meio da avaliação dos sintomas do paciente e do seu histórico familiar, além dos resultados de exames de sangue e da densitometria óssea.

 

O tratamento da osteoporose deve ser feito depois de determinar o que causou a condição com o objetivo de diminuir a dor, diminuir o risco de fraturas e complicações e melhorar a qualidade de vida. Pode ser recomendado o uso de remédios, suplementos, reposição hormonal, prática de atividade física e alimentação adequada. 

 

As medidas de prevenção contra a osteoporose devem começar durante a infância e adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível. Por isso, é importante desde cedo ingerir cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e praticar exercícios físicos.

 

Osteoartrose

 

Também conhecida apenas como artrose, a osteoartrose é uma condição que afeta as articulações, como joelho, coluna vertebral, ombro ou quadril, danificando a cartilagem que recobre as superfícies dos ossos. A artrose acontece devido a um desgaste natural por conta da idade, mas pode ser também consequência da realização de movimentos repetitivos, excesso de peso, traumatismo, etc. 

 

Os principais sintomas incluem:

 

  • Dificuldade na realização de movimentos;
  • Dor crônica na articulação afetada;
  • Perda de flexibilidade;
  • Movimentos limitados no membro afetado;
  • Presença de dormência ou formigamento;

 

Uma das principais formas de tratar a osteoartrose é previndo-a, evitando excesso de peso, mantendo boa postura corporal e evitando a realização de movimentos repetitivos e a realização de trabalhos forçados. 

 

O tratamento deve ser feito com a orientação de um médico especialista para orientar a maneira mais adequada de aliviar os sintomas e fazer com que a condição não evolua, como através de uso de medicamentos e fisioterapia. 

 

Artrite reumatóide

 

A artrite se caracteriza por dor e inflamação nas articulações e nos ossos. Essa doença acontece quando o sistema imunológico ataca o revestimento capsular e causa a inflamação e destruição da cartilagem. Seus sintomas incluem:

 

  • Dor e vermelhidão;
  • Inchaço e deformação na articulação;
  • Rigidez e dificuldade para movimentar a articulação.

 

Essa condição pode ser evitada através da prática regular de exercícios físicos leves, boa qualidade de sono e bons hábitos alimentares. Já o tratamento é medicamentoso e varia de acordo com o estágio da doença, sua atividade e sua gravidade. 

Gostou desse artigo? Continue ligado aqui no blog para receber muito mais conteúdo sobre o mundo da saúde em primeira mão. Aproveite e também conheça o nosso site, temos diversos produtos hospitalares e médicos para trazer muito mais conforto e comodidade para o seu dia a dia.